“Spaghetti dos cornos” existe e é uma receita símbolo da infidelidade.

Coisas de Nápoles.

Ao tomar conhecimento da “pasta dos cornos”, fiquei muito curiosa e quis saber a razão do nome. Certamente havia uma história por trás do nome. E há.

A “pasta dei Cornuti” ( pasta dos cornos) não é outra coisa que a pasta al burro ( macarrão com manteiga), um dos primeiros pratos mais rápidos para serem levados à mesa, que não exige muito esforço e tempo para a preparação. Apesar da sua simplicidade e de ainda hoje ser muito apreciado, no passado, servi-lo a um homem significava uma grande ofensa.

Tudo isso porque naquele tempo, a mulher não sendo emancipada como hoje, tinha poucas obrigações e deveres, além de limpar a casa, ir ao supermercado, cozinhar para o marido e para a família.

"Spaghetti dos cornos" existe e é um receita símbolo da infidelidade
Spaghetti al burro – spaghetti dei cornuti

Entenda então que, quando um homem via no próprio prato um pouco de pasta temperada com uma simples manteiga, começava a suspeitar e se perguntar o que havia impedido a esposa de preparar um prato mais elaborado e rico de ingredientes. A única resposta plausível naquele tempo era a traição conjugal, levando a mulher a se manter ocupada e entretida e por esta razão, não havendo tempo necessário para dedicar-se à cozinha, e assim para remediar levava à mesa um prato simples, pobre e rápido, candidatando desta maneira e automaticamente o marido a concorrer ao título de “corno do mês”.

De fato, há quem diga que este prato foi criado por uma mulher infiel ao marido, que depois de passar algumas horas na cama com outro homem, correu para preparar a pasta com manteiga para o marido.

Hoje, felizmente, com a emancipação da mulher e ocupada com a vida social e trabalho, certos pensamentos não tem mais espaço na esfera gastronômica, assim um belo prato de pasta com manteiga pode finalmente ser preparado e servido sem maiores preocupações. A pasta al burro se tornou, hoje,  apenas uma receita deliciosa e rápida e não mais um motivo de desconfiança para os homens, mesmo que sejam traídos.

"Spaghetti dos cornos" existe e é um receita símbolo da infidelidade
Spaghetti a burro – spaghetti dei cornuti

Veja abaixo a receita  e pode comer sem medo. rs

-Ingredienti para 4 pessoas:

  • 400 g de spaghetti
  • 150 g de manteiga
  • 80 g parmesão ralado
  • Pimenta do reino a gosto
  • Sal

Cozinhe o macarrão em uma panela alta com água suficiente para cobri-lo. Adicione um pouco de sal à agua.

Divida a manteiga em  pedaços iguais e coloque em cada prato onde será servido o macarrão. Escorra o macarrão cozido al dente, e conserve um pouco da agua do cozimento.

Retire da á o macarrão e coloque diretamente no prato para que o calor derreta a manteiga e adicione umas  colheres da agua do cozimento, a pimenta e misture tudo ao macarrão. Acrescente o parmesão e misture até formar um creme  em volta do macarrão.

 

Fonte: Vesuviolive.com

Deixe uma resposta